RÁDIO E EVANGELIZAÇÃO: um meio para um fim

Autores

  • Gutemberg de Sousa Feitosa FACMA

Palavras-chave:

Rádio, Igreja, Migração, Evangelização

Resumo

O rádio celebrou recentemente cem anos de sua invenção. Desde o começo a Igreja se interessou e demonstrou protagonismo na utilização do rádio para desenvolver sua missão evangelizadora. Ao longo do tempo, com o avanço das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC), também o rádio se desenvolveu, revelando ser um veículo de comunicação (e evangelização) dinâmico, resiliente, atraente e desafiador. A migração do AM para o FM é mais uma etapa na fascinante história radiofônica. Neste artigo, queremos apresentar a relação rádio e evangelização, e exemplificar a partir da Rádio Educadora do Maranhão, que por mais de 57 anos (desde 1966) operou na frequência AM 560 e que, neste a partir deste ano de 2024, passou a operar na frequência FM 88.3.

Biografia do Autor

Gutemberg de Sousa Feitosa, FACMA

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2019-2021). Graduado em Filosofia e Teologia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão - IESMA (2008) e em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2014). Possui cursos técnicos profissionalizantes de Comunicação e Oratória Básica - Senac (2006), em Locução e Apresentação - Senac (2007). Sendo Pós-graduado em Catequética pelo IESMA (2016), em Gestão e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Laboro (2019). Atualmente é Diretor de Jornalismo e Programação e locutor/apresentador da Rádio Educadora do Maranhão (2015-Atual). Diretor Geral e jornalista responsável do Jornal do Maranhão, da Ação Social Arquidiocesana - Asa (2015-Atual), sendo ainda Coordenador do Programa de Pós-graduação do IESMA (2023-Atual), Membro do Conselho Editorial da Revista Ecos IESMA (2019) e Professor de Pastoral da Comunicação e Espiritualidade Cristã, do Departamento de Teologia (2014-Atual). 

Downloads

Publicado

2024-09-27

Como Citar

de Sousa Feitosa, G. (2024). RÁDIO E EVANGELIZAÇÃO: um meio para um fim. Revista ECOS, 12(1), 38–51. Recuperado de https://revistaecos.facma.com.br/index.php/ecos/article/view/7

Edição

Seção

Artigos